quinta-feira, 30 de abril de 2009

A resposta à pergunta que todos me fazem


"Mas porque é que não voltas a Portugal antes do fim do teu Erasmus?"

Ora bem, para começar, há muitos sítios onde nunca fui e gostava de ir. Sardenha, Torino... assim sendo, para quê gastar tempo e dinheiro a ir ao país onde, à partida, vou viver o resto da minha vida?

Depois, todas as pessoas que têm passado tempo no seu país têm perdido coisas daqui, e eu própria perdi ao ir em Novembro.

Mais importante que tudo isso é que Erasmus para mim é bem mais do que ir viver para o estrangeiro e ir a umas festarolas. É também uma experiência de auto-conhecimento, e isso na minha perspectiva comporta também isolamento. Acho que se deve criar um certo afastamento das pessoas, das coisas e dos sítios de origem para que a experiência funcione em pleno. Acho que só assim se consegue aproveitar cá.

Se tenho saudades do meu gato? Morro de vontade de o apertar. Se tenho pena de não ver as minhas sobrinhas gémeas crescerem? Claro que sim. Mas fora isso, as pessoas que me são mais próximas vieram quase todas cá, as restantes pude ver no Natal, e bolas, daqui a 3 meses estou em Portugal, o que é que são 3 meses?!...

6 comentários:

Piafa disse...

Olá Filipa!!!

Concordo plenamente e acho que essa é a filosofia correcta do Erasmus...
O que eu dava para voltar para o meu Erasmusss!!!... :""""(
Aproveita agora porque os amigos que tens aí agora, as festas que tens aí agora, os convívios que tens agora, e etc que estás a viver agora não se vão voltar a proporcionar outra vez... (infelizmente é a realidade!)
São experiências únicas!!
Se para o ano voltares à cidade onde estás a fazer Erasmus para "reviver" é pura ilusão, porque Erasmus é muito mais que espaços (cidades), são pessoas, são acontecimentos, são loucuras... que não se repetem.

Enfim, espero não ter sido muito deprimente neste post, mas é que ando com uma saudade enorme do meu Erasmus... mas é impossível fazer voltar o tempo atrás e viver tudo de novo!!! Por isso goza ao máximo, que os teus cantinhos em Portugal estarão guardados para ti...pois fazem parte de ti!!

Beijinhos,
Inês

Pipoca disse...

Gostei muito do teu comentário :) Ainda bem que me percebes :)

Anónimo disse...

Aproveita mesmo o resto do Erasmus, porque quando regressas a casa vais ter imensas saudades disso ai. :)
e carago, 3 meses passam mesmo a correr

Moon*

Anónimo disse...

olá, adorei ler este post! eu também senti o mesmo nas férias da pascoa, todos me perguntaram porque não ia a portugal ou se iria lá; eu apenas respondia, se tenho todos os anos pra estar aí, pra q é q vou perder coisas excepcionais q se passam aqui?e em erasmus uma semana parece um mês, as dimensões do tempo são completamente diferentes.E sim, precisamos de estar um bocadinho desligados pra criar novos laços e nos sentirmos mais independentes.
Conheço o sentimento e expressaste-te muito bem, aproveita o que falta, saboreia tudo até à última gota!seremos mais felizes e somos umas sortudas!! beijinhos!*

Sofia Paixão disse...

Até porque quanto mais tempo estiveres longe da FDL melhor :) Amanhã teste de fiscal, terça teste de obrigações, quarta teste de sucessões. Ahhhh o doce sabor do que nos é familiar....LOL Se bem que a partir do meio de Março vai acontecer muita coisa que gostava que partilhasses também, a nossa benção, as invasões aos anfiteatros dos finalistas, a última festa da cerveja, o baile de finalistas, a nossa última semana académica, as nossas últimas actuações enquanto estudantes. Mas também estás a criar memórias que vais guardar e que te são preciosas. Por isso não acho que estejas a perder, nem fico triste por não estares cá. Só fico nostálgica por sentir falta da tua companhia :) Beijos

Mesquita disse...

Há coisas que não se explicam e quem não as viveu tem dificuldade em compreender. Mas conseguiste neste post exprimir em dois parágrafos o que eu quis explicar ene vezes.

Não querer vir a Portugal não é gostar menos ou sentir menos saudades. Mas o crescimento pessoal é ainda maior quando temos saudades mesmo apertadas daquilo que nos é acima de importante, que nos é indispensável.

Não vir a Portugal é também um acto de coragem. E ainda bem que o estás a ter. Acho que dele só podes retirar coisas boas.

Beijinho