domingo, 26 de abril de 2009

A coisa mais parecida com uma tuna que por aqui encontrei

Quinta-feira passada, já a regressar a casa tarde e a más horas, deparo-me com um grupo de cerca de 10 pessoas, vestidas de forma estranha, a cantarem nas ruínas romanas ali da Porta a Lucca, mesmo junto à minha casa.

Fiquei a olhar, a olhar, até que me convidaram a descer e ir ter com eles. Enquanto os restantes continuavam a cantar e a dançar, duas raparigas muito simpáticas - Fabianna e Madalena - explicaram-me do que se tratava aquilo. Já no fim, e perante o meu ar espantado, disseram "isto é mais ou menos como uma coisa que há em Espanha, que se chama Tuna", e aí fiquei super entusiasmada, só veio confirmar as minhas expectativas :)

Contudo, existem bastantes diferenças em relação às nossas tunas.
Estes grupos chamam-se Goliardi, e têm grande tradição histórica. Segundo percebi, na Idade Média os Goliardi eram intelectuais vagabundos. Nessa linha, surgiu no século XII um filósofo muito idolatrado por eles, de nome Abelardo, que criou o conceito de "Goliardia", que valoriza alguns prazeres terrenos: o espírito livre, o amor, a companhia, a música, a dança, o vinho, adorando os deuses Baco, Tabacco e Vénus.



O que este grupo de estudantes tenta no fundo fazer é manter a tradição, cantando sátiras ao ar livre. Criticam fortemente a igreja, o Vaticano e o Papa, que vêem como hipócrita e como exponente de uma hierarquia organizada sobre o dinheiro.

A Goliardia é dividida em Ordens, com diferentes histórias e tradições. Pelo que percebi, cada cidade italiana tem uma ordem, e cada uma dessas Ordens está organizada de maneira hierárquica, tendo como orgão supremo o "Capo-Ordine" (o "Capo-Ordine" de Pisa é o rapaz que toca viola na fotografia anterior). A ordem de Pisa chama-se S.A.V.O.T. - Sovranus ac venerabilis Ordo Torrionis.

Usam estes trajes meio estranhos, e na cabeça este tricórnio ("feluca"), que em algumas cidades é baptizado no momento da entrada, mas que aqui em Pisa é mesmo cortado na ponta (cerca de 4 cm). A cor da "feluca" depende do curso do estudante - no meu caso seria azul escuro. Usam também uma espécie de emblemas ("bolli"), que mostra a sua recente ou não entrada no grupo, já que por cada ano de frequência se acrescenta um emblema.



O facto de esta ordem de Pisa tocar naquele sítio todas as quintas-feiras, também não é por acaso. Consta que ao lado da Porta a Lucca em tempos havia a Porta Parlascio, que também tem uma relação com a Goliardia (inclusivamente as cruzes que eles trazem ao pescoço dizem Parlascio).

Fiquei muito entusiasmada porque fez-me preencher um bocadinho do vazio que sinto com a falta da minha querida tuna, mas pelo que outros italianos já me disseram, eles cá não são muito bem vistos, e usam a ironia e a paródia para criticar gratuitamente muita coisa.

Ainda assim diverti-me, cantei, dancei, e na próxima quinta-feira lá voltarei.







(A música que filmei é em espanhol, mas dá para perceber mais ou menos o género)

1 comentário:

Mesquita disse...

:D que giro!

Mas... ainda assim, há coisas que não as há como as há em Portugal!