A época de exames já começou.
Fiz exame de Giustizia Costituzionale e Tutela dei Diritti Fondamentali (Direitos Fundamentais, portanto) na semana passada, tive 28 (em 30) e o professor ainda disse que fui brava :)
Quarta-feira às 9h tinha exame de Procedura Penale (Processo Penal) e mais uma vez a tão característica desorganização italiana voltou a manifestar-se. Estavam 70 pessoas inscritas para o exame, e cada oral a demorar 30 minutos (embora que 3 pessoas eram examinadas ao mesmo tempo). Ainda perguntei aos assistentes se eu, por ser Rodrigues Oliveira (sim, cá infelizmente chamam-nos e ordenam-nos pelo apelido, o que me faz ficar sempre para o fim, ao contrário do sistema português em que sou sempre das primeiras por ser Ana) conseguia fazer oral no próprio dia, ao que eles me disseram sempre que sim, que todas as pessoas seriam examinadas no próprio dia. Às 14h ainda ia na letra C e decidiram fazer uma pausa para almoço. Assim, à tarde lá estava eu outra vez, o nervoso a ser prolongado ainda mais. Chegando às 19h, e sendo que estava lá, repito, desde as 9h da manhã, o que faz 10h de sofrimento, o professor tem a lata de dizer que os Erasmus ficam para o dia seguinte, que já não há tempo porque tem de ir ver a Champions League que está quase a começar (!!!). E quando a Esther, espanhola, disse que não podia fazer o exame no dia seguinte porque tinha avião de manhã para Espanha, ele respondeu “Então faz o exame em Junho”. Enfim, Quando contei isto a uma italiana, ela só me respondeu “Benvenuta all’Università di Pisa” … parece que é normal por aqui. Sem dúvida um dos piores dias de sempre.
Mas a quem é que lembra deixar que 70 pessoas se inscrevam no mesmo dia, sem que ao menos se façam turnos manhã/ tarde? Gosto muito deste país, mas é bem verdade que é demasiado desorganizado, e isso vê-se nas mais pequenas coisas.
Enfim, quinta-feira de manhã lá voltei, fiz o exame e tive 26 :)
É verdade que não fiz nada todo o semestre, mas agora tenho-me fechado em casa de maneira tal que nem me estou a reconhecer. Nem à sexta e ao Sábado à noite saí nos últimos fins-de-semana. Ainda não pus um pé na praia. Os cafés e chás pretos são mais que muitos. As noitadas no quarto do Zé a estudar em grupo têm sido todas. E estuda-se bem ali, pode parecer estúpido mas sinto que como somos muitos, há sempre alguma boa energia no ar que me ajuda quando estou mais nervosa. Especial agradecimento ao Zé, que nas vésperas dos exames me têm deixado assistir às suas declamações de 4h sobre a matéria e interromper com dúvidas, o que sem dúvida me tem ajudado bastante.
E ainda bem que temos feito tudo isto, porque o esforço tem sido recompensado, e por ter feito duas cadeiras já valeu a pena não ter ido ao Evento Nazionale de Erasmus na Sicília :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
parabéns!!darás mais valor à "oganização" portuguesa, então, pelo menos nunca vi interromperem exames para irem ver o champions league xD
Enviar um comentário