Ontem tive exame de italiano. Puxadote, porque em apenas 15 aulas, demos imensa gramática. O que vale é que eu ADORO gramárica. Passo a enunciar:
· Imperfetto
· Condizionale Presente
· Condizionale Composto
· Futuro Simplice
· Futuro Anteriore
· Pronomi Diretti
· Pronomi Indiretti
· Pronomi Combinati
· Particelli “ci” e “ne”
· Imperativo Diretto
· Imperativo Negativo
· Imperativo Indiretto
· Imperativo Monosillabico
· Imperativo Monosillabico con pronomi
· Congiuntivo Presente
· Congiuntivo Passato
· Congiuntivo Imperfetto
· Trapassato
· Preposizioni
Há imensas regras para decorar, de modo a perceber quando usar cada tempo verbal, e eu via as minhas colegas chinesas, norte-americanas, polacas, etc todas aflitas a pensarem em cada caso que regra aplicar, e só me lembrava da sorte que tenho em ser portuguesa e bastar-me pensar, naquele caso concreto, que tempo/modo usaria em português, porque é igual.
O exame era mais uma vez no computador, tipo exame de código, e ao fim de 1h30 a sessão ia abaixo porque tinha chegado o fim do tempo.
Eram 20 exercícios, cada um com várias perguntas, e quando eu cheguei ao 18º carreguei numa tecla qualquer sem querer… e apaguei tudo o que já tinha feito!!!
Fiquei em pânico, chamei a professora, chamei o técnico, mas ninguém conseguiu recuperar o que eu já tinha feito. A professora começou-me a fazer festinhas na cabeça, a dizer para eu não me preocupar que ela me conhecia e sabia que eu era uma “brava studentessa”, que quem mandava ali não era o computador, mas sim ela, e para eu tentar refazer tudo na meia hora que ainda me sobrava.
Consegui acabar, agora se a qualidade se manteve é que já não acredito… uma pena :(
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário