sábado, 29 de novembro de 2008
Em busca do pacco perdido
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Siena
Desta vez o destino foi Siena, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, onde a Inês ruiva que esteve em nossa casa no fim-de-semana passado está a fazer Erasmus e nos acolheu tão bem e tão comodamente! Uma casa aquecida soube a mel tendo em conta os 5ºC que apanhámos em Siena.
Chegadas lá: pagar bebidas? Porquê, se é tão fácil que nos ofereçam?!
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Discotreno
Contudo, desta vez os ânimos estavam demasiado exaltados, e nem tudo foi um mar de rosas. Assim, segunda-feira seguinte já era notícia no jornal. Passo a citar:
domingo, 16 de novembro de 2008
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Fui a Roma e vi o Papa
Às 7h da manhã os Erasmus de Pisa partiam. Um pequeno problemazito com o comboio, pelo que tivemos de mudar, mas passado 5h chegávamos à capital da Província da Lazio.
O hostel era o Yellow, junto à estação Roma Termini, apenas por 13,5€/noite. Empregadas muito ineficientes, mas boas condições e óptimo preço. Camarata partilhada com um casal de egípcios do Cairo, ele em Erasmus na Suécia e ela na Bélgica (Stellinha, ela está em Bruxelas! Tens de a conhecer, chama-se Leyla! ).
Só do grupo de Pisa éramos 130, e depois de almoço fomos logo acompanhados por uma guia local que nos fez a visita a pé guiada pelos pontos mais importantes da cidade.
Muito ficou por ver, mas nos 3 dias ainda conseguimos visitar a Praça da Republica, o Panteão, o Capitólio, a Praça de Espanha e a célebre escadaria de Espanha, a Villa Medici, o Coliseu, o Arco de Constantino, a Coluna de Trajano, a Coluna de Marco Aurélio, o Castelo de Sant’Angelo, a Fontana di Trevi, e a Cidade do Vaticano – Praça de São Pedro, Basílica de São Pedro, e os Túmulos Papais (a Capela Sistina infelizmente fecha ao Domingo).
Fontana di Trevi: amei, amei! Foi mesmo o que mais gostei… passámos lá uma meia hora só a observar e a tirar fotos. Lindíssima, numa junção de Classicismo e Barroco, onde reza a lenda que quem atira uma moeda de costas regressará à cidade.
Capitólio: A trepar as grades com as espanholas de Valladolid, pouco antes de chegar a polícia para nos expulsar
Desfilámos nos 135 degraus da escadaria da Praça de Espanha, onde já tantos célebres desfiles de moda se realizaram
No monumento mais conhecido de Roma, o Coliseu: e assim vi a minha 3ª das 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Arco de Constantino: pedir aos transeuntes que tirem foto nunca foi boa política, na verdade o Arco mal se vê, mas enfim, gosto da fotografia.
No Vaticano, o Estado Independente mais pequeno do mundo, com apenas 0,44 km2 de área e 500 habitantes
Na Basílica de São Pedro, a maior Igreja do mundo e centro do Catolicismo
O Papa Bento XVI, que deu uma missa apenas de 20 minutos lá do alto da sua janelinha, onde falou em italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e polaco, mas português claro que não
As noites foram sempre preenchidas por festas reservadas a Erasmus, em que só entrava mesmo quem tinha pulseira do ICE’08. Na primeira noite 1300 Erasmus na discoteca Piper, e na segunda na discoteca Alien. Muito giro conhecer Erasmus que estão noutras cidades italianas a estudar, trocar contactos e prometer visitas.
Com os nossos recém-amigos em Erasmus algures pela Itália: Ivo (português, da Tuna do Orfeão do Porto!!! Muitas músicas de tunas cantámos :D ), o Cosimo (Italiano) e o Stefan (belga).
No Alien, já no fim da noite amicíssimas da Maria, empregada da casa-de-banho, que começou por nos odiar por tentarmos sempre fugir para a casa-de-banho dos homens que tinha menos gente, mas que no fim até já nos oferecia ChupaChups e tirava fotos connosco
A vinda teve de ser antecipada umas horinhas, pois houve um “sciopero” (greve) dos trabalhadores da Ferrovia dello Stato.
Amei a cidade, e embora adore Pisa, sou muito cosmopolita e não há de facto comparação. Só espero que a lenda da Fontana di Trevi seja real :)
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Fim-de-semana em Portugal - Enganei-vos bem enganadas :P
Já tinha a viagem comprada desde a minha segunda semana aqui, mas fui sempre dizendo que talvez não pudesse ir porque estava caro, etc etc. Então sexta apareci de surpresa na Festa de Halloween que elas tinham organizado, e fui muito bem recebida, entre olhares incrédulos, gritos, lágrimas, abraços apertados e muitos mimos!
Para começar, logo foto com as amigas do G8:
Uma noite muito gira, a aproveitar cada momento com as minhas amigas de quem tenho notícias todas as semanas, mas com quem já tinha saudades de viver as histórias. Embora sempre muito ocupadas e preocupadas para que tudo corresse bem, ainda pude disfrutar uns bocadinhos delas.
Sábado foi um prazer poder fazer parte do nosso festival, e se sempre disse que se fosse não queria subir a palco, mas apenas observar sentadinha na plateia o trabalho desenvolvido por elas até agora, ao assistir aos ensaios fiquei muito emocionada e cheia de pica para ir cantar também! E assim foi, subi a palco muito entusiasmada e cantei as nossas musiquinhas, tendo ainda direito a uma dedicada a mim por ter ido a Portugal de propósito :D
As minhas amigas mais antigas já sabiam da surpresa, e não quiseram deixar de estar presentes, uns amores!
Fiquei contente de ter ouvido tantas pessoas que não esperava a dizerem "Vou ao teu blog todos os dias!", e até reprimendas como "Já não escreves desde 27 de Outubro!", "Queremos saber como foi a festa na vossa casa!".
Foi muito muito bom rever e passar bons momentos com as pessoas mais importantes para mim. Fui tão mimada! Até o meu Jaiminho foi lá a casa de propósito (e foi tão importante, ele sabe porquê :D ). Rever os meus sítios e voltar por três dias aos meus hábitos. Dar valor às pequenas coisas e aos pequenos luxos que aqui não tenho.
Adorei, adorei, adorei!
Chamem-me louca por ter ido, mas quem faz parte deste tipo de projectos compreende o sentimento e a ligação que se cria, e como já disse, "se fui, foi por amor à camisola".
Obrigada pais por me terem proporcionado esta viagem
P.S. - Vou passar o próximo fim-de-semana a Roma com todos os Erasmus que estão em Itália, mas desta vez é mesmo da vero!
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Festa a casa nostra - The true story
Então foi assim: era terça-feira, estava uma trovoada daquelas em que só apetece ficar em casa quentinho e não meter nem sequer um pezinho na rua, os convites tinham sido feitos apenas oralmente e quase com uma semana de antecedência, de modo que começámos a pensar que a festa afinal ia ser um fracasso.
Mas não. Pontualmente às 23h a nossa campainha enlouqueceu e não parou mais de tocar. Eu até tremia de cada vez que voltava a tocar, e só pensava "Oh não, é desta que são os carabinieri!".
Mais uma vez usámos a técnica do wc avariado. Passo a explicar: para termos menos trabalho no dia seguinte com as limpezas, colamos um papel na casa-de-banho amarela (a melhorzinha) a dizer: "Avariato - Per favore non usare", e pronto wc limpinho para nós e só se suja um!
O meu quarto manteve-se trancado conforme eu pretendia, excepto numa pequena parte da festa em que o abri para mostrar, e quando reparei já estava cheio, as pessoas sentadas na minha cama, na minha secretária, a mexerem nas minhas coisas, pelo que tive de gritar um "Fuori!!"
Só para terem ideia, no dia seguinte pus-me a contar as pessoas que por cá passaram, e foram nada mais, nada menos do que... 50!!! Na sua maioria italianos, e situações do género de nós convidarmos 2 e eles aparecerem 4! Só para terem noção de como foi assim (e de como Pisa é pequenina), apareceu cá o meu professor de Salsa (ainda gostava de saber quem é que o convidou)!!! Claro que passei o tempo a cravá-lo para dançar comigo e me ensinar passos novos!
Mesmo com tanta gente cá em casa o balanço até foi positivo:
- Estragos: apenas uma cadeira partida;
- Queixas: o vizinho veio cá tocar pela 3ª vez e no dia seguinte fez-nos uma espera aqui no prédio. A certa altura correu pela festa o boato "Hanno chiamato i carabinieri", mas não foi por isso que o barulho diminuiu. Felizmente não passou disso mesmo, um boato. Parece que o senhor diz que é para a próxima. A senhoria também ligou no dia a seguir a dizer que já sabia do sucedido e ontem apareceu com a queixa do vizinho já formalizada...diz que até lhe roubaram os chapéus-de-chuva que estavam no corredor do prédio. Pudera, com aquela chuvada! :P
Sem dúvida uma festa a repetir... daqui a uns mesinhos! E quanto aos carabinieri, acho que quando virem como as nossas festas são divertidas, vão é querer ficar cá por casa connosco :P