Ora passo a explicar. Dia 17 de Junho é feriado em Pisa, comemora-se o dia do santo padroeiro da cidade, San Raniere. A festa faz-se de véspera, e consiste em iluminar todos os Lungarni (margens do rio) com aproximadamente 70.000 velas colocadas em copos de vidro e penduradas em estruturas de brancas de madeira (trouxe uma dessas velas para casa, yeahhhh!).
A Luminara, primeiramente chamada de Illuminazione, festeja-se desde 1688, data em que se mudou de sítio a urna de San Raniere, já sepultado desde 1161. Isso foi o bastante para que se desse esta grande festa na cidade, festa essa que se manteve até aos dias hoje (tendo sido porém interrompida em períodos como a Segunda Guerra Mundial, ou mais tarde também devido a grandes inundações na cidade).
Neste período muita gente se dirige a Pisa vinda de outras partes de Itália, e tive oportunidade de ver também por cá muitos Erasmus do ano passado (inclusivamente dois alemães ficaram hospedados cá em casa).
Para além disso, a cidade enche-se de música, saltimbancos, vendedores ambulantes de pizza, melancia, balões, etc., a maior parte das lojas estão abertas de noite (até lojas de chineses...) e há fogo de artifício.
Parecia que todas as pessoas que têm barcos na marina os tinham ido buscar e aproveitavam para dar um passeio pelo Arno, tal era o movimento de barcos. Valia a pena meter-se pela multidão, chegar até à Ponte di Mezzo e perder-se por um bocado naquela vista.
Também a Piazza Garibaldi teve direito a iluminação
Deixem passar o San Raniere!
Tudo o que era Piazza tinha uma festa a decorrer, com música e estabelecimentos abertos. Então a Piazza delle Vettovaglie parecia uma autêntica discoteca! Mas a eleita como ponto de encontro Erasmus foi mesmo a Piazza Dante, que por acaso é a minha preferida, e aquela onde se toma sempre o cafezinho na esplanada a seguir ao almoço. Cafés todos abertos e uma enorme animação até de manhã.
Não podia faltar uma Salsazinha com o meu "ballarino preferito" Salvo... e claro, sapatos para quê?!
Gostei de tal maneira da Luminara que nem sequer consigo descrever a beleza daquela vista. É mágico. Juro que não compreendo como é que esta festa não é mais conhecida, e muito menos como é que nem sequer vem mencionada no Guia American Express de Itália.
Este ano pela primeira vez em tantos (8?) não fui aos Santos Populares. Mas posso garantir que tive uma festa bem à altura, e para o ano espero ser eu uma das Erasmus que quando se aproxima a Luminara anda a perguntar se alguém pode arranjar abrigo em Pisa por uns diazinhos :)
2 comentários:
O prometido é devido! Cá está o comentário: grandes fotos, bom texto (o fotógrafo deve ser um iluminado!)xD
Beijos
p.s. não se escreve "luminaria"?
O prometido é devido! Cá está o comentário: grandes fotos, bom texto (o fotógrafo deve ser um iluminado!)xD
Beijos
p.s. não se escreve "luminaria"?
Enviar um comentário