domingo, 19 de outubro de 2008

Cinque Terre


"Amanhã vamos a Cinque Terre", ouvi dizerem. Palavra puxa palavra, e no dia seguinte as 7h38 da manhã éramos 24 Erasmus na estação de comboios rumo à costa da Ligúria! Nota: a bandeirinha Happy Meal era um objecto obrigatório que cada elemento do grupo tinha de transportar consigo!


Uma horinha de caminho e chegámos. 3,5€ para entrar no Parque Natural, e cinco belas aldeias para ver, todas construídas na montanha debruçadas sobre o mar, consideradas Património da Humanidade pela Unesco desde 1997.

Há 3 maneiras de ir de uma aldeia até à próxima: comboio (todas elas têm estação), de barco ou a pé. Nós escolhemos a última. É um percurso de trekking de 9km, com caminhos íngremes e acidentados, baptizado como Sentiero Azurro. Muitos dos visitantes até usavam bastões para facilitar a caminhada. As vistas são lindas, aglomerados de casinhas predominantemente em tons de cor-de-rosa e amarelo, sempre voltadas para ao mar.



As cinco aldeias chamam-se Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. Da primeira até à segunda são apenas 20 minutos a pé, mas por exemplo de Vernazza até Monterosso já é 1h30, e no nosso grupo já foram poucos os que terminaram o percurso a pé. Alguns "meninos" decidiram apanhar o barquinho porque estavam cansadinhos das perninhas :P Eu orgulho-me de dizer que fiz os 9km do percurso de trekking :D


A aldeia que preferi foi Vernazza, opinião aliás quase unânime.
Chegados a Monterosso, e para assinalar o fim do passeio, os mais encalorados mergulharam no quente e transparente Mar Ligure (Mar Mediterrâneo).



Ao fim do dia o cansaço era tanto que fiz a triste figura de adormecer num banco de jardim, tal e qual uma mendiga! Mas valeu mesmo a pena, um sítio a repetir!

3 comentários:

Anónimo disse...

Que vergonha!!! Comes produtos alimentícios sem serem de marca, dormes na rua. É este o teu futuro? É para isto que vais para Itália? As pessoas a pensarem que era para te instruíres. Achas bem Filipa, achas bem? Andam os teus pais a criar uma filha, e depois é isto? Filipa põe a mão na consciência!!!

Mesquita disse...

Shotgun a voltar lá contigo! Desde que a Ana fez o interrail que fala nisso, não sabia que estavas tão perto!

Quero mesmo!

Anónimo disse...

tu n t orgulhas d ter feito os 9 km. orgulhaste sim d n teres pago mais nda e teres visto a mm coisa dos k foram sentados no barco!! loool